sexta-feira, 15 de março de 2013

Designer de interiores


Carreira profissional relacionada à melhoria da qualidade de vida das pessoas através da criação e execução dos projetos que assegurem conforto e qualidade estética em ambientes públicos e privados.
Para exercerem a profissão, os designers precisam ser criativos, imaginativos e artísticos, mas, igualmente disciplinados, organizados e empreendedores. Devem combinar uma visão estética com habilidades práticas e conhecimentos técnicos. Sobretudo, exige-se desses profissionais a sensibilidade para trabalhar bem com o cliente na busca de soluções que sejam adequadas a cada projeto.
Designer de interiores atuam em projetos nas área residencial e comercial. Para elaborar um projeto de interiores na área residencial estuda-se os hábitos dos indivíduos habitantes do espaço, como,desejos aspiracionais e de relacionamentos entre membros da família e as condições do espaço. Aspectos técnicos como elétrica, hidráulica e outras condições precisam ser avaliadas com atenção nos projetos residenciais. 
Na área comercial, às exigências associadas à performance econômica são mais importantes e devem ser consideradas, ainda, questões como segurança, normas e regulamentos para cada segmento ( hospitais, teatros, restaurantes ...).
Atributo relevante é o domínio de um vasto espectro de fornecedores de produtos e sistemas que permitam a correta especificação seja para projetos residenciais ou comerciais.
Para ser bem sucedido, um designer de interior precisa dominar a técnica de planejar um espaço e apresentar essa criação de forma visualmente compreensível para o cliente. É fundamental que o profissional acumule informações e conhecimentos sobre produtos, sistemas e materiais bem como texturas, cores, iluminação, ergonomia, hidráulica e outros aspectos técnicos.
A capacidade de se relacionar com diferentes tipos de pessoas  exige do designer de interiores um alto nível de comunicabilidade, trabalho cooperativo e habilidade de negociação diante de problemas inerentes a execução de um projeto. O profissional deve atuar bem seja em equipe ou coordenando pessoal de campo com igual competência.
Área especial de capacitação é o desenvolvimento de um planejamento de obras coordenando prestadores de serviço e outras equipes de forma a manter os cronogramas definidos e o orçamento aprovado pelo cliente.
Igualmente importante é a habilidade de elaborar planos de negócios que permitam a prospecção de novos clientes e administração eficaz no seu escritório.
Muitas variáveis influenciam um projeto de interiores na busca de soluções criativas e técnicas que propiciem qualidade de vida e cultura para os seus usuários e que sejam esteticamente atraentes. A mais importante refere-se à natureza da utilização do espaço: trabalho, lazer, tratamento, estudo, morar ...
Considera-se,  em especial, a atmosfera que pretende-se que seja a marca desse espaço: alegria, jovialidade, força, segurança, sabedoria, divertimento, tranquilidade, sobriedade, harmonia ... Existem, ainda, fatores práticos a serem observados como acessibilidade, acústica iluminação, conforto térmico, armazenamento de coisas, entre outros.
Fundamentais são as questões associadas à saúde, conforto, segurança, durabilidade e certas necessidades especiais inerentes a cada cliente. 
O designer  de interior deve considerar  a estrutura do espaço, sua localização, o contexto social e legal do seu uso e o respeito ao meio ambiente. A criação exige uma metodologia sistemática e coordenada que inclui pesquisa das necessidades do cliente e sua adequação às soluções estruturais e de sistemas e produtos.



O projeto de interior
A arte de decorar  não envolve só bom gosto, muito mais do que isso, é preciso ter noção de espaço e estilo.
ESPECIALIDADES
ESPECIALIDADES
Designs de interior podem ser especializados em um ou mais segmentos de atuação, sejam eles residencial ou comercial.
RESIDENCIAL
Projetos de interior para casas e apartamentos, novos ou reformas,localizados no campo, na cidade ou na praia, com intervenção em cozinhas, banheiros, dormitórios, salas e outras áreas
COMERCIAL
COMERCIAL
Entretenimento
Saúde
Hospitality
Escritórios
Varejo


ASPECTOS ASSOCIADOS AO DESIGN DE INTERIOR

ASPECTOS ASSOCIADOS AO DESIGN DE INTERIOR
ASPECTOS ASSOCIADOS AO DESIGN DE INTERIOR
ASPECTOS ASSOCIADOS AO DESIGN DE INTERIOR
Design Sustentável
Também conhecido como design verde ou eco-design, refere-se à preocupação com a especificação de produtos comprometidos com as questões de proteção ao meio ambiente, operação ética e social dos fabricantes.
Design Universal
Emprego de produtos e soluções desenvolvidas para indivíduos desabilitados, facilitando o uso, acesso, segurança e conforto.   



Para decorar um ambiente, é preciso combinar texturas, materiais, cores e formas; uma tarefa que exige, no mínimo, equilíbrio e bom gosto, caso contrário, o ambiente pode virar uma miscelânea de estilos. O problema está em que muitas vezes, não se tem noção de espaço e equilíbrio e a casa pode se tornar grande ou pequena demais para os móveis adquiridos.
Ou ainda quando se trata de um casal, nem sempre os gostos são compartilhados. Decidir por  esse ou aquele estilo pode gerar um certo estresse. Por isso, delegar a um profissional a tarefa de decorar a casa, pode ser muito mais recompensador do que se imagina.
Antes de iniciar um projeto o  design deve estar atento quanto às: necessidades, viabilidade, gostos, desejos e o valor que o cliente está disposto a gastar.
Deve-se ter um bate papo informal para conhecer as necessidades da casa ou escritório.
É imprescindível conhecer o estilo de vida, cultura e gosto das pessoas, para só assim entender a linguagem da decoração que será feita.
Imagine uma orquestra executando uma obra. A harmonia perfeita, a sonoridade magistral e o virtuosismo dos músicos são resultados da capacidade de cada integrante dessa orquestra que executam as partituras que fundamentam aquela obra.
No design de interiores essa partitura é o projeto. Sem ele não há criação, não há harmonia. Algumas etapas são fundamentais no processo de criação e execução de um projeto de interiores.
Uma  pesquisa e uma minusciosa análise dos objetivos e desejos do cliente materializados em documentos e estudos preliminares que fundem essas necessidades com o conhecimento técnico do profissional, garantindo ao projeto funcionalidade,conforto, segurança e qualidade estética.
Confirmação dos estudos preliminares e adequações das soluções propostas ao orçamento do cliente.
Seleção de cores,materiais,revestimentos e acabamentos coerentes com os conceitos estabelecidos na criação e que estejam em consonância com as características sócio-psicológicas e de proteção ao meio ambiente.
Especificação de mobiliário,equipamentos,sistemas,produtos e outros elementos, bem como providenciando os respectivos orçamentos e instruções de instalação e planificação de cronograma de execução .
Elaboração de plantas, elevações, detalhamento de elementos construtivos não-estruturais: paredes, divisórias, forros, pisos (alteração na estrutura construtiva exige arquiteto ou engenheiro), layouts de distribuição, pontos de hidráulica, energia elétrica, iluminação e de comunicação e design de móveis, definição de paisagismo e outros elementos.
Adequação de toda intervenção às leis e regulamentações municipais que se fizerem necessárias.
Coordenação de todos os profissionais que virão a executar o projeto, tais como: engenheiros, eletricistas, marceneiros entre outros, harmonizando o trabalho conforme cronograma estabelecido.
Compra de todos os produtos, sistemas e equipamentos após cotação e aprovação do cliente.
Acompanhamento de toda obra mantendo o orçamento dentro das valores previstos ou submetendo ao cliente qualquer alteração para prévia aprovação.
Emissão de relatórios regulares detalhando o andamento da obra, registrando ocorrências tais como: alterações, substituições e adequações técnicas ou orçamentais.
Elaboração de check-list final de entrega de obra com pesquisa de satisfação a ser respondida pelo cliente.  







Muitos designs de interiores são especializados em diversos campos do design comercial:

Emprego de avançadas técnologias na concepção de espaços tais como: salas de cinema, teatros, casas de espetáculo, museus, galerias de arte, clubes de música e jogos...

Ambiente desenvolvido sob rígidas condições de operações que abrigam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios médicos e dentários entre outros.

Espaços destinados a prestar serviços ao público como restaurantes, hotéis, auditórios, centro de convenções, nigth clubs...

Instalações para acomodar colaboradores, dentro de exigências de conforto e saúde,  em empresas de qualquer porte ou ramo de atuação.

Planificação de lojas, supermercados, shoppings centers, showroons, padarias e outros espaços destinados à comercialização de produtos e serviços.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário