sexta-feira, 15 de março de 2013

Mais um pouco sobre a nossa amada profissão ...


Decoração de interiores

Decoradores de interior são profissionais que identificam, pesquisam e buscam resolver com criatividade problemas relacionados à função, à qualidade e à estética do ambiente. Criam, planejam e executam projetos que envolvem elementos artísticos e funcionais. Sugerem a ordenação do espaço, as cores a serem usadas, o tipo e a localização de móveis, aparelhos, equipamentos e objetos de adorno, levando em conta o tipo de ambiente e os desejos do contratante. Seja para residências, escritórios, lojas, estabelecimentos  comerciais ,  eventos ou festas.
Além do aperfeiçoamento estético, buscam criar estilos próprios, possibilitando as pessoas maior conforto e aproveitamento do espaço.
Decoração de interiores é a soma de conhecimentos da arte e da ciência, orientados através de princípios psicológicos, com sentido único de contribuir concretamente para o bem estar pessoal e coletivo, em trabalho e repouso.
O decorador de interiores tem como função, conversar com o cliente para conhecer suas preferências, necessidades e possibilidades de gastos, estudar o ambiente, elaborar o projeto de decoração e transforma-lo em desenhos, pesquisar materiais e preços, submeter programação, projeto e materiais à aprovação do cliente, providenciar e supervisionar a compra de materiais e a execução dos serviços, comparecer a feiras e exposições de fornecedores de móveis e materiais de decoração para  manter-se atualizado em relação aos lançamentos.
 Pois, decorar não é somente dispor móveis ou escolher novas cores, é também faze-lo dentro de um senso artístico com base nas exigências econômicas, sociais, psicológicas e estéticas, o projeto de trabalho do decorador de interiores parte basicamente dos itens que seguirão.

1.     EXIGÊNCIAS ECONÔMICAS :
Antes de começar a decoração de um ambiente, devemos ter um plano inicial evitando comprar desordenadamente tudo que nos agrada, para que depois não fiquemos com a casa transformada em museu, sem lugar para realmente viver.

2.     EXIGÊNCIAS SOCIAIS:
Deve-se levar em consideração o temperamento das pessoas que vão desfrutar do ambiente, para que a decoração se harmonize com seu modo de vida. Quanto maior o número de pessoas a que se destina o local, mais impessoal deverá ser a decoração.

3.     EXIGÊNCIAS PSICOLÓGICAS:
Na parte psicológica, a maior influência é a cor e a seguir a textura das paredes e tecidos . As paredes claras dão impressão de maior espaço e as escuras diminuem o ambiente.

4.     EXIGÊNCIAS ESTÉTICAS:
Em decoração as exigências estéticas abrangem unidade, proporção, equilíbrio, contrastes e dominância, textura, peso, harmonia e influência da linha.

4.1.      UNIDADE:
Toda composição artística deverá transmitir uma idéia de ligação entre diversos elementos, o que a torna global e acabada.
Em decoração a unidade se revela pela perfeita integração de cada peça em seu ambiente e de todos os ambientes no seu conjunto e na sua arquitetura.

4.1.2. PROPORÇÃO:
É a relação que estabelece a melhor disposição das partes de um elemento entre si. Faz-se necessário que todos os elementos da composição estejam relacionados conforme o tamanho.
O  tamanho dos móveis devem estar em relação entre si, e com o ambiente onde se encontram. Quando a sala for pequena, os móveis também devem ser para evitar afogamentos de espaços.
A proporção varia para cada época e de acordo com as condições gerais caracterizando estilos diferentes. Desta forma teremos proporções esbeltas e elegantes ou atarracadas e pesadas, satisfazendo gostos diversos e locais diversos.
Ao decorarmos um ambiente, devemos ter a preocupação de ver solucionadas as proporções de cada peça usada, tendo em vista as suas relações com o conjunto e o espaço que o envolve. Assim, as dimensões dos móveis, acessórios, portas, paredes, etc., serão estabelecidas em função de sua funcionalidade, sua utilização, suas proporções como elemento isolado e suas proporções como elemento integrado em seu conjunto.

4.1.3. EQUILÍBRIO:
É uma condição básica para uma decoração harmônica. Em artes e decoração, o que chamamos de equilíbrio não se refere propriamente à estabilidade, e sim, à compensação harmônica que deve existir entre as partes de uma determinada forma e entre esta e o seu conjunto.
Os processos para se conseguir equilíbrio são:

4.1.3.1. EQUILÍBRIO SIMÉTRICO :
É a disposição de objetos idênticos de um  e outro lado de um determinado ponto.O equilíbrio simétrico é formal, discreto, transmite dignidade e repouso a um ambiente, porém é monótono.

4.1.3.2. EQUILÍBRIO ASSIMÉTRICO OU ÓTICO:
Resulta da habilidade de se dispor objetos semelhantes, mas não idênticos de tal maneira que se crie uma impressão de simetria e equilíbrio, não só dentro do próprio grupo como em todo ambiente. Torna-se mais difícil de ser estabelecido, porém mais interessante. Propcía  combinações  variadas, é informal.

4.1.4. CONTRASTE:
Uma posição artística parecerá viva, vibrante, se em sua unidade houver elementos opostos em luz e sombra.
Em decoração obteremos contrastes com cores quentes e frias, cheios e vazios, claros e escuros, linhas horizontais, curvas verticais, curvas e retas, texturas e formas.

4.1.5. DOMINÂNCIA:
Para que em uma decoração se tenha uma sensação de unidade, pode-se recorrer à repetição de um tema nos diversos ambientes, criando-se assim a dominância. A dominância pode ser de cor, de linhas, textura, ou num ponto mais avançado, uma dominância de idéias onde se sente, de maneira pouco comum, a personalidade de quem estabeleceu os temas da decoração.

4.1.6. TEXTURA:
É a qualidade suave ou áspera, lisa ou rugosa, fosca ou brilhante de uma superfície.
Todo elemento ou material, possui uma qualidade textual que produz uma impressão própria.
As superfícies brilhantes refletem a luz, as foscas absorvem. As superfícies lisas fazem com que as cores pareçam mais claras, as ásperas e rugosas as escurecem.
Um  teto com acabamento fosco ou rugoso parece mais baixo, se é brilhante dá a sensação contrária. As texturas ásperas são masculinas e informais; as suaves e lisas são femininas.
A textura é um elemento importante na decoração e deve estar de acordo com o caráter e função da peça.

4.1.7. PESO:
Numa peça ,os móveis são pesos que devem obedecer a uma distribuição equilibrada e harmoniosa. Todos esses volumes, linhas, cores, devem ser agrupadas com sentido harmônico, isto é, relacionados entre si, dando a impressão de unidade.
Em decoração o sentido harmônico pode ser conseguido pelo contraste de cores e valores. A cor viva, a linha quebrada, o volume maior ou menor dos objetos, não tem importância determinante: sua expressão decorativa decorre dos demais elementos do conjunto.



4.1.8. HARMONIA:
É a disposição bem ordenada entre as partes de um todo, é concórdia, proporção, ordem, simetria.
Uma composição harmônica, regular precisa não somente ter  proporções corretas, como equilíbrio perfeito e dominãncia caracterizada, além de um bom e bem dosado uso das linhas. São esses fatores que criam beleza.

Baseados nesses itens que seguiram, os decoradores partem seus projetos. Alguns se especializam em determinado tipo de ambiente, como por exemplo ambientes comerciais, quartos infantis etc, outros dedican-se ao desenho de móveis e outras peças de decoração, ainda outros especializan-se  na confecção de cortinas, colchas e muito mais ... também existem os que especializan-se em pinturas especiais.
As cores tem função  primordial no planejamento do trabalho das pinturas especiais. Antes de pintar é preciso fazer uma análise minusciosa do estado  dos substratos a serem executados, pois com o uso do fundo, meio e acabamento compatíveis, de qualidade e bem executados é o segredo para que a pintura resista ao atrito e a ação do tempo.
Originadas na França, as  pinturas especiais vieram para o Brasil com imigrantes e a alguns anos tornou-se a coqueluche da decoração, tanto nos móveis como em paredes, aberturas e objetos.
A pintura especial atualmente na moda, e de aplicação simples, surge como alternativa para reciclar a decoração, ou como fonte de renda, dando ao substrato pintado um aspecto sofisticado, alegre. Exótico, desgastado, envelhecido, arrojado, clean etc, de acordo com a escolha do cliente e a indicação do executor.
A pintura especial é a maquiagem que se dá ao substrato, existem mais de duzentos tipos de  técnicas diferentes que podem ser utilizadas em móveis e paredes.
Temos que com muita habilidade,  produzir efeitos formando técnicas, com uma união de tintas e materiais diversos. Ao longo de muito treino vamos nos aprimorando e estas técnicas vão se sofisticando ao  ponto de não termos mais uma ilusão, talvez uma realidade.
Para executarmos as pinturas especiais, precisamos conhecer um pouco mais sobre as cores, a partir de então será mais prático entender as tonalidades que se integram na natureza.
A cor  não tem existência material: são apenas sensações produzidas por certas organizações nervosas sob a ação da luz, mais precisamente é a ação da luz provocada sobre o olho. O olho humano é capaz de perceber cerca de 5 milhões de tons;além das cores primárias, secundárias e terceárias . Para nós a cor é a aparência dos corpos conforme o modo como elas refletem ou absorvem a luz. A cor é um elemento fundamental na decoração. É a alma de todos os ambientes; tanto os naturais como os criados pelo homem.Ela desempenha papel muito importante no comportamento, nas relações, no estado de espírito das pessoas.
CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E TERCEÁRIAS: as três cores que se encontram puras na natureza são: azul, vermelha e amarela, são chamadas de cores primárias. Ao misturarmos estas três cores entre si e em partes iguais obtemos : laranja, verde e violeta, que são chamadas de cores secundárias. Se misturarmos as primárias com as secundárias, também em partes iguais, obteremos as cores terceárias que são: limão, turquesa, anil, púrpura, abóbora e ouro.  
Efeito térmico da cor é a sensação térmica ou variação térmica real, pela absorção de energia, que as cores causam. Uma cor poderá parecer fria como quente, dependendo da relação estabelecida entre ela e as demais cores. Uma verde média numa escala de amarelas e vermelhas parecerá fria. A mesma frente a vários azuis, parecerá quente.
As cores classificam em:
·        Quentes: elas transmitem calor e aconchego ao ambiente, são excitantes, estimulantes, salientes, aumentam o tamanho aparente das coisas, parecem mais próximas dos nossos sentidos tendendo a unir os elementos. São a vermelha e a  amarela e suas derivadas.
·        Frias: elas transmitem quietude e frescor ao ambiente, são tranqüilizantes, diminuem o tamanho aparente das coisas e são as das distâncias, tendendo a afastar. São azul e a verde e suas derivadas.
Efeito dinâmico da cor: é a sensação que algumas cores nos dão de aproximção ou afastamento.As que parecem avançar são a vermelha e a laranja; as que parecem retroceder são a azul e a verde.
Efeito psicológico da cor: é o efeito que a cor exerce sobre a personalidade das pessoas. Agindo subjetivamente as cores influenciam emoções, transmitindo bem ou mal estar, alegria, tristeza, entusiasmo, depressão e tantas outras.
Efeito de dimensão da cor: é a idéia que algumas cores transmitem de expansão e com isso fazer as formas em geral parecerem maiores. As cores que mais transmitem este efeito são a amarela, vermelha e branca.
Efeito de peso da cor: as cores de tonalidades mais escuras dão sensação de mais pesadas que as claras. Se dividirmos o disco de cores com uma linha diagonal do púrpura ao limão, todas as cores que ficarem abaixo desta linha são consideradas pesadas e as que ficarem acima são consideradas leves.
Relação das cores: a intensidade de uma cor parece mudar quando outra esta colocada ao seu lado. As cores parecem mais escuras quando colocadas sobre um fundo branco ou claro e parecem mais claras quando colocadas sobre um fundo preto ou escuro.

VOCABULÁRIO PSICOLÓGICO DAS CORES:

VERMELHA:  excitação, ódio, raiva, destruição, violência, sexo, guerra, estimulante, virilidade, coragem, agressão, perigo, barulho, amor,  atividade, calor interior, fogo, poder, movimento, cólera, pecado, crueldade, veneração, paixão, extroversão, instintos, impulsos;é uma cor chamativa de maior poder de atração.
LARANJA: alegre, festivo, dinâmico, riqueza, excitante, ativo,entusiasmo, bonança, sensual,aquecedor, frutos calor externo, extroversão;possui a luminosidade do amarelo e a excitação do vermelho.
ROSA: feminino, delicado, tênue, amor, prazer,alegria, bom sabor, aroma agradável, satisfação.
PÚRPURA: realeza, dignidade, nobreza, domínio, justiça, pompa, riqueza, sensualidae, virilidade, coragem, eminência,mistérios
AMARELA: arrogância, raiva, ouro, doença, traição, crime, covardia, ciúme, luz, poder, atrevimento, impulsos, alegria, pavor,indecência, desprezo, perversidade, irritante, intelectual, extroversão.
 VERDE: repouso, esperança, equilíbrio, harmonia, passividade, frescura, paz exterior, natureza, introversão; é o equilíbrio entre o calor e o movimento do amarelo e a frieza do azul.
AZUL: tranqüilidade, calma, serenidade, sinceridade, quietude, espaço, paz, estática, raciocínio, atmosfera, infinito, frieza, introversão
AZUL CELESTE: tênue, delicado, diretamente associado com o céu.
BRANCO: é a presença de todas as cores. é associado ao prestígio, economia, silêncio, tranqüilidade, limpeza.
PRETO: é a cor que menos reflete a luz.
LILÁS: tênue, feminino, delicado, sensual, mistério, promessa.
VIOLETA: saudade, penitência, resignação, melancolia, mistério, tristeza, misticismo, decadência, incompreensível, imposição, apreensão, aflição, peso, feitiço, magia, religião, sofrimento, tormento, velhice, recolhimento, introversão, perturbação afetiva, intranqüilidade.
MARRON: estabilidade, resistência, obsoletismo, proteção.
CINZA: moderação, modéstia, recalque afetivo, sossego, neutralidade afetiva, humildade, sensatez, sobriedade, resignação, conflitos, tristeza, introversão.

A partir deste estudo estamos prontos para executarmos qualquer técnica na cor que mais adapte-se ao substrato ou ambiente escolhido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário