Decoração de interiores
Decoradores de interior são profissionais que identificam,
pesquisam e buscam resolver com criatividade problemas relacionados à função, à
qualidade e à estética do ambiente. Criam, planejam e executam projetos que
envolvem elementos artísticos e funcionais. Sugerem a ordenação do espaço, as
cores a serem usadas, o tipo e a localização de móveis, aparelhos, equipamentos
e objetos de adorno, levando em conta o tipo de ambiente e os desejos do
contratante. Seja para residências, escritórios, lojas, estabelecimentos comerciais ,
eventos ou festas.
Além do aperfeiçoamento estético, buscam criar estilos
próprios, possibilitando as pessoas maior conforto e aproveitamento do espaço.
Decoração de interiores é a soma de conhecimentos da arte e
da ciência, orientados através de princípios psicológicos, com sentido único de
contribuir concretamente para o bem estar pessoal e coletivo, em trabalho e
repouso.
O decorador de interiores tem como função, conversar com o
cliente para conhecer suas preferências, necessidades e possibilidades de
gastos, estudar o ambiente, elaborar o projeto de decoração e transforma-lo em
desenhos, pesquisar materiais e preços, submeter programação, projeto e
materiais à aprovação do cliente, providenciar e supervisionar a compra de
materiais e a execução dos serviços, comparecer a feiras e exposições de
fornecedores de móveis e materiais de decoração para manter-se atualizado em relação aos
lançamentos.
Pois, decorar não é
somente dispor móveis ou escolher novas cores, é também faze-lo dentro de um
senso artístico com base nas exigências econômicas, sociais, psicológicas e
estéticas, o projeto de trabalho do decorador de interiores parte basicamente
dos itens que seguirão.
1.
EXIGÊNCIAS ECONÔMICAS :
Antes de começar a decoração de um ambiente, devemos ter um
plano inicial evitando comprar desordenadamente tudo que nos agrada, para que
depois não fiquemos com a casa transformada em museu, sem lugar para realmente
viver.
2.
EXIGÊNCIAS SOCIAIS:
Deve-se levar em consideração o temperamento
das pessoas que vão desfrutar do ambiente, para que a decoração se harmonize
com seu modo de vida. Quanto maior o número de pessoas a que se destina o
local, mais impessoal deverá ser a decoração.
3.
EXIGÊNCIAS
PSICOLÓGICAS:
Na parte
psicológica, a maior influência é a cor e a seguir a textura das paredes e
tecidos . As paredes claras dão impressão de maior espaço e as escuras diminuem
o ambiente.
4.
EXIGÊNCIAS ESTÉTICAS:
Em
decoração as exigências estéticas abrangem unidade, proporção, equilíbrio,
contrastes e dominância, textura, peso, harmonia e influência da linha.
4.1.
UNIDADE:
Toda composição artística deverá transmitir uma
idéia de ligação entre diversos elementos, o que a torna global e acabada.
Em decoração a unidade se revela pela perfeita
integração de cada peça em seu ambiente e de todos os ambientes no seu conjunto
e na sua arquitetura.
4.1.2. PROPORÇÃO:
É a relação que estabelece a melhor disposição
das partes de um elemento entre si. Faz-se necessário que todos os elementos da
composição estejam relacionados conforme o tamanho.
O
tamanho dos móveis devem estar em relação entre si, e com o ambiente
onde se encontram. Quando a sala for pequena, os móveis também devem ser para
evitar afogamentos de espaços.
A proporção varia para cada época e de acordo
com as condições gerais caracterizando estilos diferentes. Desta forma teremos
proporções esbeltas e elegantes ou atarracadas e pesadas, satisfazendo gostos
diversos e locais diversos.
Ao decorarmos um ambiente, devemos ter a
preocupação de ver solucionadas as proporções de cada peça usada, tendo em
vista as suas relações com o conjunto e o espaço que o envolve. Assim, as
dimensões dos móveis, acessórios, portas, paredes, etc., serão estabelecidas em
função de sua funcionalidade, sua utilização, suas proporções como elemento
isolado e suas proporções como elemento integrado em seu conjunto.
4.1.3. EQUILÍBRIO:
É uma condição básica para uma decoração harmônica. Em
artes e decoração, o que chamamos de equilíbrio não se refere propriamente à estabilidade,
e sim, à compensação harmônica que deve existir entre as partes de uma
determinada forma e entre esta e o seu conjunto.
Os processos para se conseguir equilíbrio são:
4.1.3.1. EQUILÍBRIO SIMÉTRICO :
É a disposição de objetos idênticos de um e outro lado de um determinado ponto.O
equilíbrio simétrico é formal, discreto, transmite dignidade e repouso a um
ambiente, porém é monótono.
4.1.3.2. EQUILÍBRIO ASSIMÉTRICO OU ÓTICO:
Resulta da habilidade de se dispor objetos
semelhantes, mas não idênticos de tal maneira que se crie uma impressão de
simetria e equilíbrio, não só dentro do próprio grupo como em todo ambiente.
Torna-se mais difícil de ser estabelecido, porém mais interessante.
Propcía combinações variadas, é informal.
4.1.4. CONTRASTE:
Uma posição artística parecerá viva, vibrante,
se em sua unidade houver elementos opostos em luz e sombra.
Em decoração obteremos contrastes com cores
quentes e frias, cheios e vazios, claros e escuros, linhas horizontais, curvas
verticais, curvas e retas, texturas e formas.
4.1.5. DOMINÂNCIA:
Para que em uma decoração se tenha uma sensação
de unidade, pode-se recorrer à repetição de um tema nos diversos ambientes,
criando-se assim a dominância. A dominância pode ser de cor, de linhas,
textura, ou num ponto mais avançado, uma dominância de idéias onde se sente, de
maneira pouco comum, a personalidade de quem estabeleceu os temas da decoração.
4.1.6. TEXTURA:
É a qualidade suave ou áspera, lisa ou rugosa,
fosca ou brilhante de uma superfície.
Todo elemento ou material, possui uma qualidade
textual que produz uma impressão própria.
As superfícies brilhantes refletem a luz, as
foscas absorvem. As superfícies lisas fazem com que as cores pareçam mais
claras, as ásperas e rugosas as escurecem.
Um teto
com acabamento fosco ou rugoso parece mais baixo, se é brilhante dá a sensação
contrária. As texturas ásperas são masculinas e informais; as suaves e lisas
são femininas.
A textura é um elemento importante na decoração
e deve estar de acordo com o caráter e função da peça.
4.1.7. PESO:
Numa peça ,os móveis são pesos que devem
obedecer a uma distribuição equilibrada e harmoniosa. Todos esses volumes,
linhas, cores, devem ser agrupadas com sentido harmônico, isto é, relacionados
entre si, dando a impressão de unidade.
Em decoração o sentido harmônico pode ser
conseguido pelo contraste de cores e valores. A cor viva, a linha quebrada, o
volume maior ou menor dos objetos, não tem importância determinante: sua
expressão decorativa decorre dos demais elementos do conjunto.
4.1.8. HARMONIA:
É a disposição bem ordenada entre as partes de
um todo, é concórdia, proporção, ordem, simetria.
Uma composição harmônica, regular precisa não
somente ter proporções corretas, como
equilíbrio perfeito e dominãncia caracterizada, além de um bom e bem dosado uso
das linhas. São esses fatores que criam beleza.
Baseados nesses itens que seguiram, os decoradores partem
seus projetos. Alguns se especializam em determinado tipo de ambiente, como por
exemplo ambientes comerciais, quartos infantis etc, outros dedican-se ao
desenho de móveis e outras peças de decoração, ainda outros
especializan-se na confecção de
cortinas, colchas e muito mais ... também existem os que especializan-se em
pinturas especiais.
As cores tem função
primordial no planejamento do trabalho das pinturas especiais. Antes de
pintar é preciso fazer uma análise minusciosa do estado dos substratos a serem executados, pois com o
uso do fundo, meio e acabamento compatíveis, de qualidade e bem executados é o
segredo para que a pintura resista ao atrito e a ação do tempo.
Originadas na França, as
pinturas especiais vieram para o Brasil com imigrantes e a alguns anos
tornou-se a coqueluche da decoração, tanto nos móveis como em paredes,
aberturas e objetos.
A pintura especial atualmente na moda, e de aplicação
simples, surge como alternativa para reciclar a decoração, ou como fonte de
renda, dando ao substrato pintado um aspecto sofisticado, alegre. Exótico,
desgastado, envelhecido, arrojado, clean etc, de acordo com a escolha do
cliente e a indicação do executor.
A pintura especial é a maquiagem que se dá ao substrato,
existem mais de duzentos tipos de
técnicas diferentes que podem ser utilizadas em móveis e paredes.
Temos que com muita habilidade, produzir efeitos formando técnicas, com uma
união de tintas e materiais diversos. Ao longo de muito treino vamos nos
aprimorando e estas técnicas vão se sofisticando ao ponto de não termos mais uma ilusão, talvez
uma realidade.
Para executarmos as pinturas especiais, precisamos conhecer
um pouco mais sobre as cores, a partir de então será mais prático entender as
tonalidades que se integram na natureza.
A cor não tem
existência material: são apenas sensações produzidas por certas organizações
nervosas sob a ação da luz, mais precisamente é a ação da luz provocada sobre o
olho. O olho humano é capaz de perceber cerca de 5 milhões de tons;além das
cores primárias, secundárias e terceárias . Para nós a cor é a aparência dos
corpos conforme o modo como elas refletem ou absorvem a luz. A cor é um
elemento fundamental na decoração. É a alma de todos os ambientes; tanto os
naturais como os criados pelo homem.Ela desempenha papel muito importante no
comportamento, nas relações, no estado de espírito das pessoas.
CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E TERCEÁRIAS: as três cores
que se encontram puras na natureza são: azul, vermelha e amarela,
são chamadas de cores primárias. Ao misturarmos estas três cores entre si e em
partes iguais obtemos : laranja, verde e violeta, que são
chamadas de cores secundárias. Se misturarmos as primárias com as secundárias,
também em partes iguais, obteremos as cores terceárias que são: limão,
turquesa, anil, púrpura, abóbora e ouro.
Efeito térmico da cor é a sensação térmica ou variação
térmica real, pela absorção de energia, que as cores causam. Uma cor poderá
parecer fria como quente, dependendo da relação estabelecida entre ela e as
demais cores. Uma verde média numa escala de amarelas e vermelhas parecerá
fria. A mesma frente a vários azuis, parecerá quente.
As cores classificam em:
·
Quentes: elas transmitem calor e aconchego ao ambiente, são
excitantes, estimulantes, salientes, aumentam o tamanho aparente das coisas,
parecem mais próximas dos nossos sentidos tendendo a unir os elementos. São a vermelha
e a amarela e suas derivadas.
·
Frias: elas transmitem quietude e frescor ao ambiente, são
tranqüilizantes, diminuem o tamanho aparente das coisas e são as das
distâncias, tendendo a afastar. São azul e a verde e suas
derivadas.
Efeito dinâmico da cor: é a sensação que algumas cores nos dão de aproximção ou
afastamento.As que parecem avançar são a vermelha e a laranja; as que parecem
retroceder são a azul e a verde.
Efeito psicológico da cor: é o efeito que a cor exerce sobre a personalidade das
pessoas. Agindo subjetivamente as cores influenciam emoções, transmitindo bem
ou mal estar, alegria, tristeza, entusiasmo, depressão e tantas outras.
Efeito de dimensão da cor: é a idéia que algumas cores
transmitem de expansão e com isso fazer as formas em geral parecerem maiores.
As cores que mais transmitem este efeito são a amarela, vermelha e branca.
Efeito de peso da cor: as cores
de tonalidades mais escuras dão sensação de mais pesadas que as claras. Se
dividirmos o disco de cores com uma linha diagonal do púrpura ao limão, todas
as cores que ficarem abaixo desta linha são consideradas pesadas e as que
ficarem acima são consideradas leves.
Relação das cores: a intensidade de uma cor parece mudar
quando outra esta colocada ao seu lado. As cores parecem mais escuras quando colocadas
sobre um fundo branco ou claro e parecem mais claras quando colocadas sobre um
fundo preto ou escuro.
VOCABULÁRIO PSICOLÓGICO DAS CORES:
VERMELHA: excitação, ódio, raiva, destruição,
violência, sexo, guerra, estimulante, virilidade, coragem, agressão, perigo,
barulho, amor, atividade, calor
interior, fogo, poder, movimento, cólera, pecado, crueldade, veneração, paixão,
extroversão, instintos, impulsos;é uma cor chamativa de maior poder de atração.
LARANJA: alegre, festivo,
dinâmico, riqueza, excitante, ativo,entusiasmo, bonança, sensual,aquecedor,
frutos calor externo, extroversão;possui a luminosidade do amarelo e a
excitação do vermelho.
ROSA: feminino, delicado,
tênue, amor, prazer,alegria, bom sabor, aroma agradável, satisfação.
PÚRPURA: realeza, dignidade,
nobreza, domínio, justiça, pompa, riqueza, sensualidae, virilidade, coragem,
eminência,mistérios
AMARELA: arrogância, raiva,
ouro, doença, traição, crime, covardia, ciúme, luz, poder, atrevimento,
impulsos, alegria, pavor,indecência, desprezo, perversidade, irritante,
intelectual, extroversão.
VERDE: repouso, esperança, equilíbrio, harmonia, passividade,
frescura, paz exterior, natureza, introversão; é o equilíbrio entre o calor e o
movimento do amarelo e a frieza do azul.
AZUL: tranqüilidade, calma,
serenidade, sinceridade, quietude, espaço, paz, estática, raciocínio,
atmosfera, infinito, frieza, introversão
AZUL CELESTE: tênue,
delicado, diretamente associado com o céu.
BRANCO: é a presença de todas
as cores. é associado ao prestígio, economia, silêncio, tranqüilidade, limpeza.
PRETO: é a cor que menos
reflete a luz.
LILÁS: tênue, feminino,
delicado, sensual, mistério, promessa.
VIOLETA: saudade, penitência,
resignação, melancolia, mistério, tristeza, misticismo, decadência,
incompreensível, imposição, apreensão, aflição, peso, feitiço, magia, religião,
sofrimento, tormento, velhice, recolhimento, introversão, perturbação afetiva,
intranqüilidade.
MARRON: estabilidade,
resistência, obsoletismo, proteção.
CINZA: moderação, modéstia,
recalque afetivo, sossego, neutralidade afetiva, humildade, sensatez,
sobriedade, resignação, conflitos, tristeza, introversão.
A partir deste estudo estamos prontos
para executarmos qualquer técnica na cor que mais adapte-se ao substrato ou
ambiente escolhido.
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